Útero bicorno
Útero bicorno ou útero bicorne é uma anomalia congênita em que o útero é dividido em dois lados, na parte interna. Essa membrana pode ter tamanhos variados, desde uma pequena divisão até uma divisão completa do útero em dois.[1][2]
Se diferencia do útero duplo por compartir um colo do útero.
Alguns animais possuem úteros bicornes, ou inclusive quadricornes, para ter vários filhos de uma vez, porém não é comum em humanos.
Sinais e sintomas
[editar | editar código-fonte]No que se refere ao sucesso da gravidez, vai depender de como é a má-formação e o estado da parede muscular do útero, mas o útero bicorno não impede de engravidar e ter um filho saudável. Contudo, realizar um acompanhamento pré-natal mais frequente e atencioso é fundamental, porque há maior risco de[3][4]:
- Trabalho de parto prematuro (antes das 37 semanas de gestação)
- Aborto espontâneo (pode ocorrer por insuficiência cervical, quando o colo do útero dilata prematuramente)
- Apresentação desfavorável (cabeça do bebê não está encaixada na pélvis na hora do parto)
- Ruptura prematura de membranas (romper a bolsa que protege o feto)
- Placenta retida (placenta não sai depois do bebê, causa hemorragia pós-parto)
Epidemiologia
[editar | editar código-fonte]Entre 0,5 e 1% das mulheres nascem com útero dividido. [5]
Tratamento
[editar | editar código-fonte]Geralmente um controle por mês com obstetra especializado em gravidez de risco é suficiente e precisam de cesárias com mais frequência que mulheres com útero sem divisões. Em mulheres com perda gestacional recorrente é possível fazer uma cirurgia para unificar os lados do útero, ampliando o espaço que o feto terá para crescer.[6]
Referências
- ↑ Equipe Tua Saúde 2018.
- ↑ Tehrani 2014.
- ↑ Grunebaum 2018.
- ↑ Pascali, Dante (2014). "Uterus and Vagina". Oxorn-Foote Human Labor & Birth, 6e.
- ↑ Martı́Nez-Frı́As, María Luisa; Bermejo, Eva; Rodrı́Guez-Pinilla, Elvira; Frı́As, Jaime Luis (1998). "Congenital Anomalies in the Offspring of Mothers with a Bicornuate Uterus". Pediatrics. 101 (4): e10. doi:10.1542/peds.101.4.e10.
- ↑ Hoffman BL, Schorge JO, Bradshaw KD, Halvorson LM, Schaffer JI, Corton MM (eds.). "Anatomic Disorders". Williams Gynecology (3 ed.).
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- Equipe Tua Saúde. «O que é útero bicorno». Tua Saúde
- Grunebaum, Amos (2018). «What Is A Bicornuate Uterus?». BabyMed